realização:

inspiração:

financiadores:

Este site foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia.

O conteúdo deste site é da exclusiva responsabilidade da Ensaios e Diálogos Associação e não

pode, em circunstância alguma, ser considerada como refletindo a posição da União Europeia.

Plástico à vista © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

SOBRE O PROJECTO

Plástico à Vista - PAV é um projeto de sensibilização ambiental,

com foco no problema do plástico como lixo marinho.

 

Temos por objectivo dar a conhecer a diferentes extractos da

sociedade o problema do plástico no mundo, alertando para a pouca

consciência sobre a produção, o consumo e sua reutilização.

 

Para dar suporte às ações de sensibilização, durante o ano de 2019 criámos um programa de atividades, um kit lúdico pedagógico e uma 

“mini estação itinerante de transformação de resíduos plásticos - PAVan”

aliando a metodologia de construção coletiva da EDA - Ensaios e Diálogos Associação, com as máquinas de transformação do plástico, do projeto global Precious Plastic. 

 

Através do cofinanciamento da União Europeia e Camões I.P., no âmbito do Projeto No Planet B – AMI, o projeto vem percorrendo centenas de quilómetros trabalhando com escolas, centros sociais, ATLs, bibliotecas, associação de moradores e colônias de pescadores nos territórios da Trafaria e Costa da Caparica com um conjunto de ações que alertam

para o impacto da poluição plástica nos oceanos e as alterações

climáticas em nossas vidas.

 

Com a “PAVan”, uma mini estação itinerante de transformação dos resíduos plásticos em novos objetos para uso diário (como pranchetas e chaveiros, por exemplo), participantes de todas as idades e principalmente crianças tem vindo a aprender a consumir o plástico de modo ativo e crítico, além de criar um estilo de vida consciente para o futuro do planeta através de oficinas, palestras, exposições, jogos e vídeos educativos. A bordo da carrinha colorida, o público entra em contato com todo o processo de reciclagem do plástico, acompanhado de um programa de atividades com foco no desenvolvimento sustentável.

 

Agora, para que o projeto siga adiante, precisamos da sua ajuda nesta missão. Temos imenso orgulho de fazer parte de uma grande corrente mundial de combate à poluição e sabemos que somos apenas uma gota no oceano, mas a onda de transformação já começou. Participe no PAV, seja voluntário ou padrinho deste projeto inovador que em apenas um ano sensibilizou milhares de pessoas em Portugal.

 

Ajude-nos a mudar o Mundo. Participe!

   

Atualmente as pessoas compram o que querem, não o que

necessitam, e este comportamento tem consequência direta no desenvolvimento global. Produzimos e consumimos sem parar para pensar no impacto negativo que atinge todo o planeta e promove as alterações climáticas. Nesta complexa cadeia, o plástico é um grande vilão, produzido e descartado de forma inconsciente na sociedade atual. 

 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, deveria ser o nosso grande guia neste caminho, 

os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados colaborativamente por especialistas que colocaram foco no que é mais importante e urgente para salvar o planeta e a humanidade.